16.SET.2024

Exposição Territórios

Um recorte de artistas de diferentes partes mundo tendo como tema a Terra e suas diversas questões na Galeria de Arte do CCBEU.

A exposição Territórios sinaliza um local de encontro entre artistas da França, Alemanha, Inglaterra e Brasil, onde se tem a terra como local comum e busca-se levantar questões essenciais nos dias de hoje que permeiam esse território que nos toca, sustenta, mas que ao mesmo tempo vem sofrendo com nossas modificações. 

A abertura da exposição Territórios será no dia 18 de setembro de 2019 as 19h e pode ser visitada pelo público de segunda a sexta de 10h às 12h; e 14h às 19h; e sábado de 9h às 13h até o dia 28 de Setembro de 2019 na Galeria de Arte do Museu do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (MABEU).

A curadoria é de Pablo Mufarrej, que ao falar sobre a exposição retrata que:”Vivemos em um mundo globalizado, regido por demandas que ultrapassam os nossos limites territoriais/naturais/físicos e que, a cada segundo, ergue novas dimensões do artificial. Mais do que nunca, cabe ao artifício artístico sinalizar esses territórios do imaginário, pontos de encontro de uma geografia afetiva, criativa, libertária e plural”.

No total são 30 obras em média de 25 artistas. As técnicas são diversas: Instalação, objeto, pintura, vídeo, escultura e performance. Os artistas participantes são: Anna Handick, Ana Cristina Mendes, Annette Rollenmiller, Benoit Flamand, Berit Klasing, Brigitte Schwacke, Cledyr Pinheiro, Galvanda Galvão, Gerlind Pistner, Herbert Rolim, Izer Campos, José Viana, Lisa Haselbek, Lucia Gomes, Mariana Rossy, Marianne Stuve, Michelle Cunha, Nina Matos, Reinhild Gerum, Sarah Wood, Stefani Peter, Thomas Volkmar Held (Tevauha), Werne Souza Oliveira, Wilson Neto, Wondwosen Nega Germa. 

De acordo com Werne Souza Oliveira, artista, organizador e participante da Exposição, a proposta surgiu em 2001. ”Eu comecei a participar destes encontro em 1999 a convite da Ponte de um encontro na França. A partir daí passei a integrar todos os encontros na Europa. Em 2001 propus um encontro aqui em Belém. Depois organizamos outro em 2009 com o tema Água. Em 2014, no final de mais um encontro na França, decidimos pelo tema Terra. Por causa das migrações européias, guerras na Síria, fome  e violência em países da África. Antes de organizarmos aqui este ano, em 2017 houve uma grande exposição em São Paulo e em 2018 outra grande exposição em Nuremberg na Alemanha, sobre o tema Terra. Quando propus o encontro pra Belém, foi também em cima das questões dos povos originários, índios, das invasões de suas terras e dos quilombolas e também a migração do povo venezuelano. Como se trata de várias questões relacionadas à terra, chamamos o Territórios.

O Encontro Territórios é uma parceria de Na Casa do Artista e Ponte Cultura da Alemanha. A Ponte Cultura é uma entidade alemã que realiza workshops de artistas visuais europeus e brasileiros. Todo encontro há uma exposição de abertura e outra de encerramento. A exposição de abertura, os artistas apresentam obras não inéditas, mas que o artista já estejam trabalhando sobre o tema Territórios. Na exposição de encerramento os artistas apresentam obras resultado da vivência durante o encontro. Neste encontro terão rodas de conversas, atelier coletivo, performances artísticas nas ruas e uma viagem para vivenciar uma comunidade quilombola no Marajó. 


Serviço:

Exposição Territórios

Abertura: 18 de setembro de 2019 as 19h

Visitação: De 19/09 a 28/09, segunda a sexta de 10h às 12h; e 14h às 19h; e sábado de 9h às 13h.

Local: Galeria de Arte do Museu do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (MABEU).- (Trav. Padre Eutíquio, 1309 - Batista Campos).

CONTATO:

WERNE SOUZA OLIVEIRA: wernesou@gmail.com - 982099392

PABLO MUFARREJ: wernesou@gmail.com  98188-9117

Grandes chances estão esperando por você em Cwbet . Participe e ganhe todas as partidas.

OUTRAS NOTÍCIAS

21 de NOV de 2023

REVISTA CULTURAL CCBEU

Explore o Mundo Cultural Conosco! Descubra a Revista do CCBEU - Centro Cultural Brasil Estados Unidos  Queridos leitores ávidos por conhecimento e cultura, estamos emocionados em compartilha..

LEIA MAIS
28 de MAR de 2022

TEACHING FOR EMPOWERMENT

O Centro Cultural Brasil Estados Unidos, em parceria com a Embaixada dos E.U.A., oferece 30 (trinta) vagas para o projeto Teaching for Empowerment, financiado pelo Departamento de Estado dos..

LEIA MAIS
14 de JUL de 2021

QUE TAL SER NOSSO PARCEIRO?

Experiência e Qualidade no EnsinoAlie sua marca à experiência do CCBEU e descubra como o seu negócio pode evoluir. O CCBEU é o único centro binacional reconhecido pela Embaixada Americana no Par..

LEIA MAIS
25 de MAR de 2020

TURMAS DE SEGUNDA-FEIRA

Caro aluno,Acesse aqui o link da sua turma.Segunda-FeiraManhãProfessor (a): Regina Bronze – Terça e Quinta: 9h30 às 11h30 – CCBEU Padre Eutíquio Link: https://www.corujito.com/Conference/p..

LEIA MAIS