13.SET.2024

Programação cultural de aniversário

No mês de aniversário do CCBEU, uma diversificada agenda cultural foi feita pensando em proporcionar mais saber, arte e cultura para a sociedade: show de jazz, exposição de arte e reinauguração de um novo conceito de biblioteca.


DIA 26/set

Metrópole Jazz Ensemble

Grandes clássicos da música americana poderão ser ouvidos na terça-feira (26), no Teatro do CCBEU com a banda Metrópole Jazz Ensemble estará se apresentando em alto estilo, gratuitamente, com um grande concerto de Jazz, aos amantes da música americana.

O CCBEU e a Metrópole Jazz Ensemble vem mantendo uma parceria que permite a realização de um concerto de jazz, uma vez ao mês, no Teatro do Centro Cultural. A proposta atende a uma das missões do CCBEU que consiste na divulgação da cultura americana, e o Jazz é o símbolo maior da música daquele país.

Comemorar o aniversário do CCBEU faz parte do calendário cultural deste centro, que ao longo do ano também celebra o calendário das comemorações norte-americanas.

O Concerto musical tem entrada gratuita, a partir das 18h30, no Teatro do CCBEU, localizado na Travessa Padre Eutíquio, 1309.

Contato: Elielson 98124-8572


Access Award Ceremony:

No dia 26 de setembro às 18h no Teatro do CCBEU haverá uma solenidade para celebrar o início do curso denominado Access,  e estará presente um representante da Embaixada Americana. 

O English Access Microscholarship Program é oferecido e patrocinado pela Embaixada Americana e será sediado pela segunda vez na binacional de Belém, O CCBEU. Esse programa acontece em outras cidades do Brasil e em vários países, e aqui no Pará, contemplará 30 alunos da rede pública de ensino. O objetivo deste programa não é somente oferecer acesso ao aprendizado da língua inglesa, mas também promover a cultura norte-americana e engajar os alunos em trabalhos sociais, pois este aspecto é bastante incentivado na cultura norte-americana. Ao final do curso, que 1 anos e meio , os alunos receberão uma certificação reconhecida pela Embaixada Americana.

Para Gabriel Ferreira, participar do Progama Access foi super importante e um divisor de águas, pois o colocou em contato com a língua inglesa, mas com aspectos da cultura americana,  “Foi através dele que pude e estou tendo acesso à grande parte das conquistas e oportunidades que me são dadas, além de ter contribuído para o amadurecimento do meu caráter e a percepção dos problemas ao meu redor. Por isso, o Access foi vital para mim”, relata Gabriel Ferreira um dos participantes da primeira edição do programa.


Inauguração da nova Biblioteca: 

Será inaugurada a nova biblioteca do CCBEU Padre Eutiquio: um espaço inspirado nos novos conceitos de aprendizado, onde o público não apenas será incentivado a explorar e adquirir novos conhecimentos, mas também a criar novos conhecimentos. A nova biblioteca apresenta uma nova proposta de trabalho onde integrou um novo espaço para que seus usuários experimentem novas tecnologias e ferramentas para criar e inventar. Este espaço, conhecido como Makerspace, é parte da missão expandida da biblioteca e tem como propósito a inclusão, inspirar o interesse em ciência, tecnologia, design, apoiar a realização de atividades mão na massa ou do it yourself, desenvolver novas habilidades. 

A biblioteca do CCBEU estará aberta ao público e fará parceria com escolas públicas do entorno. “Nosso propósito é promover a cultura e formarmos uma plateia de leitores e fazedores e acreditamos que este espaço irá facilitar esta promoção, além de cumprimos nosso papel social e educativo para com a sociedade.”, reforça o Presidente do Conselho de Administração do CCBEU, José Augusto Torres Potiguar. 

A inauguração será no dia 26 de setembro e contará com a presença de representantes da Embaixada Americana, uma vez que esta instituição foi responsável pelos novos recursos introduzidos neste novo espaço maker.

 Contatos: Rosilene Oliveira - 98238-0476


DIA 28/set

Exposição de Arte “Para ver onde ir”

Abrirá no dia 28 de setembro às 19h na Galeria de Artes do CCBEU-MABEU a exposição “Para ver onde ir”, uma exposição coletiva que faz um recorte da arte contemporânea paraense. A exposição faz parte da programação de aniversário de 62 anos do Centro Cultural Brasil Estados Unidos.

Os artistas convidados são Alexandre Sequeira, Alberto Bitar, Ana Mokarzel, Dina Oliveira, Elieni Tenório, Emanuel Franco, Elza Lima, Geraldo Teixeira, Guy Veloso, Ruma de Albuquerque, Jorge Eiró, Marinaldo Santos, Miguel Chikaoka, Nina Matos, Octavio Cardoso, Werne Souza, Zoca e Valdir Sarubbi, como artista homenageado.

Artistas que produzem obras de arte das mais variadas formas e linguagens foi a base para mostrar ao público uma parte do que é produzido no Pará. Artistas e fotógrafos com carreiras estabelecidas e independentes, mas unidos pelo fazer artístico. 

Alguns dos artistas da mostra tiveram suas carreiras impulsionadas pelo Salão de Arte Primeiros Passos, do CCBEU, como Werne Souza, primeiro lugar da primeira edição do salão; Elieni Tenório, outra vencedora anos depois, 1997; e Ana Mokarzel foi selecionada no salão em 2013.

Valdir Sarubbi foi o artista que inaugurou a Galeria em 1995, com a exposição Memórias de Alexandria e nesta mostra é o artista homenageado.

Na exposição poderão ser vistos pinturas, fotografias, objetos e vídeos. “Queremos que a população veja a produção cultural do Pará, sabemos que existe muita produção de boa qualidade.”, finaliza Simei.

Serviço: Exposição “Para ver onde ir”

Dia: 28 de Setembro às 19h

Local: Galeria de Artes do CCBEU

Visitação de: 29 de setembro a 28 de outubro

Apoio: Amazon Beer

Informações: 3221.6143 ou www.ccbeu.com.br 

artes@ccbeu.com.br

Contatos: Simei – 988083902

OUTRAS NOTÍCIAS

21 de NOV de 2023

REVISTA CULTURAL CCBEU

Explore o Mundo Cultural Conosco! Descubra a Revista do CCBEU - Centro Cultural Brasil Estados Unidos  Queridos leitores ávidos por conhecimento e cultura, estamos emocionados em compartilha..

LEIA MAIS
28 de MAR de 2022

TEACHING FOR EMPOWERMENT

O Centro Cultural Brasil Estados Unidos, em parceria com a Embaixada dos E.U.A., oferece 30 (trinta) vagas para o projeto Teaching for Empowerment, financiado pelo Departamento de Estado dos..

LEIA MAIS
14 de JUL de 2021

QUE TAL SER NOSSO PARCEIRO?

Experiência e Qualidade no EnsinoAlie sua marca à experiência do CCBEU e descubra como o seu negócio pode evoluir. O CCBEU é o único centro binacional reconhecido pela Embaixada Americana no Par..

LEIA MAIS
25 de MAR de 2020

TURMAS DE SEGUNDA-FEIRA

Caro aluno,Acesse aqui o link da sua turma.Segunda-FeiraManhãProfessor (a): Regina Bronze – Terça e Quinta: 9h30 às 11h30 – CCBEU Padre Eutíquio Link: https://www.corujito.com/Conference/p..

LEIA MAIS