03.MAI.2024

Dia Internacional da Liberdade de imprensa

O CCBEU em parceria com a Embaixada Americana e a USBEAPA (Associação de  ex-participantse de programas de intercâmbio Brasil-Estados Unidos) realizarão uma mesa redonda para discutir sobre a liberdade de imprensa, uma vez que o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa é comemorado anualmente em 3 de maio.

Esse dia foi criado com objetivo de aumentar a conscientização sobre sua importância e avaliar as ameaças globais à liberdade de imprensa em todo o mundo, sendo ela um dos pilares de uma sociedade democrática.

A mesa será composta pelo advogado Clodomir Araújo Jr, mestrando em Direitos fundamentais e atualmente é conselheiro Estadual da OAB-PA. Ele falará sobre a Espetacularização da Justiça Criminal e os Limites Democráticos da Imprensa; pela fotógrafa jornalista Maria Christina Barbosa, que abordará o papel do jornalista diante de um contexto de crise, e atuando nas redes sociais; pelo jornalista Dilson Pimentel, que falará sobre a Ética do jornalismo- opinião e imparcialidade das informações e proteção dos jornalistas na cobertura diária; pela Avelina Castro , jornalista que trará para mesa o papel da imprensa na sociedade; pelo Thiago Almeida Barros, jornalista e Doutorando em Comunicação, Linguagens e Cultura.

Ainda comporão a mesa a mediadora, Sheila Faro, que falará sobre o papel do sindicato e pela jornalista Carla Vianna, coordenadora da mesa.

Sheila Faro é jornalista e presidente do Sindicato dos jornalistas no estado do Pará .


Sheila Faro

Jornalista formada pela UFPA há 23 anos. Já trabalhou em TV, rádio, impresso, mas a maior atuação é em Assessoria, onde já está há 20 anos, com passagem pela Companhia Docas do Pará, Capitania dos Portos, OAB-PA, dentre outras.

Presidente do Sindicato dos jornalistas no estado do Pará (Está no terceiro mandato)

Membro da Academia Paraense de Jornalismo

Diretora da Abrajet - Associação Brasileira dos Jornalistas em Turismo

Foi diretora da Fenaj - Federação Nacional dos Jornalistas 


​Dilson Pimentel:

49 anos e 28 de profissão. Formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Trabalho no jornal O Liberal desde janeiro de 1990.

Durante quase 20 anos atuou na Editoria de Polícia do jornal. Há mais de três anos voltou para a Editoria de Atualidades, que cobre o dia a dia da cidade e na qual iniciou sua carreira em O Liberal. Também trabalhou na Coordenadoria de Comunicação Social (Comus), da Prefeitura de Belém, durante quase 17 anos.

Colaborou com informações, e também sendo entrevistado, para o livro de Sílvia Ramos e Anabela Paixão, intitulado “MÍDIA E VIOLÊNCIA” e no qual fala sobre a relação dos repórteres que atuam na cobertura policial com os policiais que compõem o Sistema de Segurança Pública. Trata-se de um livro de circulação nacional.


Clodomir Araújo Jr

Mestrando em Direitos Fundamentais, pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Fundamentais (PPGDF) da Universidade da Amazônia (UNAMA). Especialista em Advocacia Criminal, pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Possui graduação em Direito pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Atualmente é Conselheiro Estadual - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, professor da Pós-Graduação em Ciências Criminais do Centro Universitário do Estado do Pará e da Pós-Graduação em Direito Penal e Processo Penal da Universidade da Amazônia. É advogado sócio do Escritório CLODOMIR ARAÚJO ADVOGADOS, com atuação na área de Direito Penal Econômico.


Avelina Castro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (UFPA) e graduada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo (UFPA). É Jornalista Amiga da Criança (2015). Possui três Prêmios Tim Lopes de Investigação Jornalística, nas categorias Temática Especial (Tráfico Humano) e Mídia Alternativa (2008) e Menção Honrosa (2010), além do Prêmio Jovem Jornalista (2017). Também foi finalista do Prêmio Embratel de Jornalismo (2007). É servidora pública concursada da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) e atua como assessora de imprensa na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Foi repórter dos jornais Amazônia/O Liberal (2000-2011), tendo iniciado sua carreira no jornalismo impresso, no extinto jornal A Província do Pará (1996-1998). É professora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Design da Faculdade de Estudos Avançados do Pará (Feapa). E também coordenadora do Grupo de Pesquisa (GP) Jornalismo Impresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) É professora dos cursos de Comunicação Social da Faculdade de Estudos Avançados do Pará (FEAPA). Suas áreas de atuação em pesquisa são: jornalismo impresso, história da imprensa, Amazônia, gênero, sexualidades, crianças e adolescentes.


Maria Christina

Jornalista atuante em assessorias de comunicação com ênfase na área cultural e nas artes visuais, trabalhando também como fotografia autoral e produção. Foi gerente geral de artes visuais do Instituto de Artes do Pará. 

Atualmente faz pós graduação em Comunicação Científica no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea/ Ufpa) e é assessora da Secretaria de Estado de Planejamento.


Thiago Almeida Barros

Doutorando em Comunicação, Linguagens e Cultura (Unama), mestre em Planejamento do Desenvolvimento do Trópico Úmido/Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA, 2011). Premiado com a medalha Margarida Kuncsh pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom, 2007). Graduado em Comunicação Social / Jornalismo (UFPA, 2006). Atualmente é coordenador do curso de Comunicação Social da Universidade da Amazônia (Unama), onde leciona na graduação (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) e pós- graduação (especialização em Jornalismo, Cidadania e Políticas Públicas). Na Unama, também coordena o

projeto de extensão LeiaJá Pará - portal de notícias alimentado com a produção de alunos da graduação. Experiência na área interdisciplinar em comunicação, políticas públicas e desenvolvimento sustentável. Linha de pesquisa: política, desenvolvimento sustentável e processos midiáticos. É Coordenador de Edição do jornal O Liberal, de Belém-PA, onde também já atuou como repórter e editor. Trabalhou em instituições nacionais e internacionais voltadas à pesquisa na área ambiental.

Serviço

Dia: 03/05/2018 (quinta-feira) às 16h

Auditório do CCBEU

Inscrição - Clique aqui!

Immediate Access

OUTRAS NOTÍCIAS

21 de NOV de 2023

REVISTA CULTURAL CCBEU

Explore o Mundo Cultural Conosco! Descubra a Revista do CCBEU - Centro Cultural Brasil Estados Unidos  Queridos leitores ávidos por conhecimento e cultura, estamos emocionados em compartilha..

LEIA MAIS
28 de MAR de 2022

TEACHING FOR EMPOWERMENT

O Centro Cultural Brasil Estados Unidos, em parceria com a Embaixada dos E.U.A., oferece 30 (trinta) vagas para o projeto Teaching for Empowerment, financiado pelo Departamento de Estado dos..

LEIA MAIS
14 de JUL de 2021

QUE TAL SER NOSSO PARCEIRO?

Experiência e Qualidade no EnsinoAlie sua marca à experiência do CCBEU e descubra como o seu negócio pode evoluir. O CCBEU é o único centro binacional reconhecido pela Embaixada Americana no Par..

LEIA MAIS
25 de MAR de 2020

TURMAS DE SEGUNDA-FEIRA

Caro aluno,Acesse aqui o link da sua turma.Segunda-FeiraManhãProfessor (a): Regina Bronze – Terça e Quinta: 9h30 às 11h30 – CCBEU Padre Eutíquio Link: https://www.corujito.com/Conference/p..

LEIA MAIS