03.MAI.2020

Dia Internacional da Liberdade de imprensa

O CCBEU em parceria com a Embaixada Americana e a USBEAPA (Associação de  ex-participantse de programas de intercâmbio Brasil-Estados Unidos) realizarão uma mesa redonda para discutir sobre a liberdade de imprensa, uma vez que o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa é comemorado anualmente em 3 de maio.

Esse dia foi criado com objetivo de aumentar a conscientização sobre sua importância e avaliar as ameaças globais à liberdade de imprensa em todo o mundo, sendo ela um dos pilares de uma sociedade democrática.

A mesa será composta pelo advogado Clodomir Araújo Jr, mestrando em Direitos fundamentais e atualmente é conselheiro Estadual da OAB-PA. Ele falará sobre a Espetacularização da Justiça Criminal e os Limites Democráticos da Imprensa; pela fotógrafa jornalista Maria Christina Barbosa, que abordará o papel do jornalista diante de um contexto de crise, e atuando nas redes sociais; pelo jornalista Dilson Pimentel, que falará sobre a Ética do jornalismo- opinião e imparcialidade das informações e proteção dos jornalistas na cobertura diária; pela Avelina Castro , jornalista que trará para mesa o papel da imprensa na sociedade; pelo Thiago Almeida Barros, jornalista e Doutorando em Comunicação, Linguagens e Cultura.

Ainda comporão a mesa a mediadora, Sheila Faro, que falará sobre o papel do sindicato e pela jornalista Carla Vianna, coordenadora da mesa.

Sheila Faro é jornalista e presidente do Sindicato dos jornalistas no estado do Pará .


Sheila Faro

Jornalista formada pela UFPA há 23 anos. Já trabalhou em TV, rádio, impresso, mas a maior atuação é em Assessoria, onde já está há 20 anos, com passagem pela Companhia Docas do Pará, Capitania dos Portos, OAB-PA, dentre outras.

Presidente do Sindicato dos jornalistas no estado do Pará (Está no terceiro mandato)

Membro da Academia Paraense de Jornalismo

Diretora da Abrajet - Associação Brasileira dos Jornalistas em Turismo

Foi diretora da Fenaj - Federação Nacional dos Jornalistas 


​Dilson Pimentel:

49 anos e 28 de profissão. Formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Trabalho no jornal O Liberal desde janeiro de 1990.

Durante quase 20 anos atuou na Editoria de Polícia do jornal. Há mais de três anos voltou para a Editoria de Atualidades, que cobre o dia a dia da cidade e na qual iniciou sua carreira em O Liberal. Também trabalhou na Coordenadoria de Comunicação Social (Comus), da Prefeitura de Belém, durante quase 17 anos.

Colaborou com informações, e também sendo entrevistado, para o livro de Sílvia Ramos e Anabela Paixão, intitulado “MÍDIA E VIOLÊNCIA” e no qual fala sobre a relação dos repórteres que atuam na cobertura policial com os policiais que compõem o Sistema de Segurança Pública. Trata-se de um livro de circulação nacional.


Clodomir Araújo Jr

Mestrando em Direitos Fundamentais, pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Fundamentais (PPGDF) da Universidade da Amazônia (UNAMA). Especialista em Advocacia Criminal, pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Possui graduação em Direito pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Atualmente é Conselheiro Estadual - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, professor da Pós-Graduação em Ciências Criminais do Centro Universitário do Estado do Pará e da Pós-Graduação em Direito Penal e Processo Penal da Universidade da Amazônia. É advogado sócio do Escritório CLODOMIR ARAÚJO ADVOGADOS, com atuação na área de Direito Penal Econômico.


Avelina Castro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (UFPA) e graduada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo (UFPA). É Jornalista Amiga da Criança (2015). Possui três Prêmios Tim Lopes de Investigação Jornalística, nas categorias Temática Especial (Tráfico Humano) e Mídia Alternativa (2008) e Menção Honrosa (2010), além do Prêmio Jovem Jornalista (2017). Também foi finalista do Prêmio Embratel de Jornalismo (2007). É servidora pública concursada da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) e atua como assessora de imprensa na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Foi repórter dos jornais Amazônia/O Liberal (2000-2011), tendo iniciado sua carreira no jornalismo impresso, no extinto jornal A Província do Pará (1996-1998). É professora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Design da Faculdade de Estudos Avançados do Pará (Feapa). E também coordenadora do Grupo de Pesquisa (GP) Jornalismo Impresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) É professora dos cursos de Comunicação Social da Faculdade de Estudos Avançados do Pará (FEAPA). Suas áreas de atuação em pesquisa são: jornalismo impresso, história da imprensa, Amazônia, gênero, sexualidades, crianças e adolescentes.


Maria Christina

Jornalista atuante em assessorias de comunicação com ênfase na área cultural e nas artes visuais, trabalhando também como fotografia autoral e produção. Foi gerente geral de artes visuais do Instituto de Artes do Pará. 

Atualmente faz pós graduação em Comunicação Científica no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea/ Ufpa) e é assessora da Secretaria de Estado de Planejamento.


Thiago Almeida Barros

Doutorando em Comunicação, Linguagens e Cultura (Unama), mestre em Planejamento do Desenvolvimento do Trópico Úmido/Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA, 2011). Premiado com a medalha Margarida Kuncsh pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom, 2007). Graduado em Comunicação Social / Jornalismo (UFPA, 2006). Atualmente é coordenador do curso de Comunicação Social da Universidade da Amazônia (Unama), onde leciona na graduação (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) e pós- graduação (especialização em Jornalismo, Cidadania e Políticas Públicas). Na Unama, também coordena o

projeto de extensão LeiaJá Pará - portal de notícias alimentado com a produção de alunos da graduação. Experiência na área interdisciplinar em comunicação, políticas públicas e desenvolvimento sustentável. Linha de pesquisa: política, desenvolvimento sustentável e processos midiáticos. É Coordenador de Edição do jornal O Liberal, de Belém-PA, onde também já atuou como repórter e editor. Trabalhou em instituições nacionais e internacionais voltadas à pesquisa na área ambiental.

Serviço

Dia: 03/05/2018 (quinta-feira) às 16h

Auditório do CCBEU

Inscrição - Clique aqui!

OUTRAS NOTÍCIAS

07 de DEZ de 2019

NOTA DE PESAR

Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?". João 11: 25-26.Neste s..

LEIA MAIS
16 de SET de 2019

EXPOSIçãO TERRITóRIOS

Um recorte de artistas de diferentes partes mundo tendo como tema a Terra e suas diversas questões na Galeria de Arte do CCBEU.A exposição Territórios sinaliza um local de encontro entre artistas ..

LEIA MAIS
16 de SET de 2019

MAKER DAY BRASIL 2019

Alô galera!! Preparados para o segundo Maker Day Brasil? Será no dia 28 de setembro (sábado), de 9h às 13h, no CCBEU Padre Eutíquio.Com apoio da Embaixada dos Estados Unidos, diversos Cent..

LEIA MAIS
20 de MAI de 2019

SALãO DE ARTE PRIMEIROS PASSOS

CCBEU - MABEUEDITAL DO 28º SALÃO DE ARTE DO CCBEU“PRIMEIROS PASSOS”As inscrições para o 28º Salão de Arte CCBEU "Primeiros Passos" serão realizadas na Galeria de Arte do MABEU/CCBEU,  ..

LEIA MAIS