21.NOV

REVISTA CULTURAL CCBEU

Explore o Mundo Cultural Conosco! Descubra a Revista do CCBEU - Centro Cultural Brasil Estados Unidos 
Queridos leitores ávidos por conhecimento e cultura, estamos emocionados em compartilhar com vocês a mais recente edição da nossa Revista Cultural do CCBEU!  Prepare-se para uma jornada fascinante através das páginas repletas de atividades culturais, pedagógicas, educacionais e maker que fazem pulsar o coração do nosso centro.


O que você encontrará nas páginas destas edições:

Cultura em Cores: Explore os cantos mais vibrantes da cena cultural por meio de entrevistas exclusivas, resenhas de eventos, e artigos que capturam a essência de nossa diversidade cultural. Sala de Aula Viva: Mergulhe nas experiências educacionais oferecidas pelo CCBEU. Descubra histórias inspiradoras de alunos que transformaram suas vidas por meio do aprendizado de línguas e imersão cultural.


Sementes do Saber: Conheça iniciativas educacionais inovadoras e projetos pedagógicos que impulsionam o conhecimento e promovem o pensamento crítico em nossa comunidade. Mãos à Obra: Entre nos bastidores das atividades maker do CCBEU. De projetos de arte a experimentos científicos, mergulhe na criatividade e inovação que florescem em nossos espaços dedicados.


Clique nos links para acessar a revista:
Siga-nos nas redes sociais [@ccbeupa] para ficar atualizado sobre os destaques e receber conteúdos exclusivos. Compartilhe sua experiência de leitura usando a hashtag #RevistaCCBEU. Queremos ouvir suas histórias e perspectivas!

Aproveite a leitura e esteja preparado para se apaixonar por tudo o que o CCBEU tem a oferecer!
Com entusiasmo cultural,

A Equipe do CCBEU - Centro Cultural Brasil Estados Unidos

 

Revista 1 - Portugues - Aluizio Ferreira

Revista 3 - Marilda nunes

REVISTA 2019

REVISTA 2020

REVISTA 2021

REVISTA 2022

Revista 2023 - 1º Semestre

Revista Cultural Experience - Parte 1 - Cantinho do Reforco

Revista Cultural Experience - Parte 2 - Cantinho do Reforco

RevistaCelso2

Revista 2023 - 1º Semestre

Revista 2023 - 2º Semestre 

LEIA MAIS

28.MAR

TEACHING FOR EMPOWERMENT

O Centro Cultural Brasil Estados Unidos, em parceria com a Embaixada dos E.U.A., oferece 30 (trinta) vagas para o projeto Teaching for Empowerment, financiado pelo Departamento de Estado dos EUA, Escritório de Assuntos Educacionais e Culturais (ECA). O projeto visa capacitar professores da rede pública de ensino em Course Design e STEAM para o ensino da língua inglesa.

O projeto faz parte da missão diplomática da embaixada dos Estados Unidos e prevê a criação de um curso remoto de inglês elementar gratuito, elaborado pelos professores participantes do projeto, para estudantes da rede pública, envolvendo as quatro habilidades (readingwritinglistening speaking). Após a conclusão do projeto, o material elaborado será disponibilizado gratuitamente.

Link do edital: https://bit.ly/3CZL2lT

Link do Formulário: https://forms.gle/kJGmpwVCJGj8XXRT8


Público-alvo: professores de inglês da rede pública da Grande Belém

 

Inscrições: de 11/03/2022 a 01/04/2022.

Vagas: 30 vagas.

Apoio: Embaixada dos EUA

LEIA MAIS

14.JUL

QUE TAL SER NOSSO PARCEIRO?

Experiência e Qualidade no Ensino

Alie sua marca à experiência do CCBEU e descubra como o seu negócio pode evoluir. O CCBEU é o único centro binacional reconhecido pela Embaixada Americana no Pará, oferecemos o que há de mais moderno no ensino da língua inglês para adultos, adolescentes e criança.

Atuamos a mais de 65 anos no mercado e já formamos mais de 70 mil pessoas. Nosso principal objetivo é que nossos alunos tenham uma comunicação clara e objetiva nos quatro cantos do mundo.

O CCBEU quer ser o seu parceiro educacional e proporcionar aos seus clientes, funcionários e dependentes experiências únicas e de sucesso, através de uma comunicação completa, rápida e ajustada às necessidades de cada aluno. 

Para parcerias e convênios comerciais entre em contato através do e-mail ou ligue:

Cinara Souza -  Supervisora de Vendas

91 98401-8754 - 91 3221-6141

cinara.souza@ccbeu.com.br

Para parcerias e convênios culturais entre em contato através do e-mail ou ligue:

Ana Laura Figueiró – Analista Cultural

3221-6116 – 98883-8691

ana.sousa@ccbeu.com.br


Pedimos para, no e-mail, nos indicar:

Dados de identificação da empresa

Pessoa de contato e número de celular

Setor de atividade e qual tipo de parceria você procura

LEIA MAIS

25.MAR

TURMAS DE SEGUNDA-FEIRA

Caro aluno,

Acesse aqui o link da sua turma.
Segunda-Feira
Manhã

Professor (a): Regina Bronze – Terça e Quinta: 9h30 às 11h30 – CCBEU Padre Eutíquio

Link: https://www.corujito.com/Conference/pcS?c=se&a=login&rseid=BDBF7J

Professor (a): Flávio Daibes – Terça e Quinta: 9h30 às 11h30 – CCBEU Padre Eutíquio

Link: https://www.corujito.com/Conference/pcS?c=se&a=login&rseid=BDBF7J

Professor (a): Camila Palheta – Terça e Quinta: 09h30 às 11h30 – CCBEU Acrópole

Link: https://www.corujito.com/Conference/pcS?c=se&a=login&rseid=SNJU5G





Tarde





Noite
  

LEIA MAIS

07.DEZ

NOTA DE PESAR

Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?". João 11: 25-26.

Neste sábado, 7 de dezembro, vamos velar o nosso amado José Reo Pereira Júnior e prestar as últimas homenagens para aquele que nos deixou ensinamentos até o último dia. Eterno professor.

Velório
7 de dezembro a partir das 17h no memorial Luso Brasileiro, esquina da Rua Caripunas com Av. José Bonifácio.

Sepultamento
8 de dezembro, a partir das 9h no Cemitério de Santa Izabel

LEIA MAIS

16.SET

EXPOSIçãO TERRITóRIOS

Um recorte de artistas de diferentes partes mundo tendo como tema a Terra e suas diversas questões na Galeria de Arte do CCBEU.

A exposição Territórios sinaliza um local de encontro entre artistas da França, Alemanha, Inglaterra e Brasil, onde se tem a terra como local comum e busca-se levantar questões essenciais nos dias de hoje que permeiam esse território que nos toca, sustenta, mas que ao mesmo tempo vem sofrendo com nossas modificações. 

A abertura da exposição Territórios será no dia 18 de setembro de 2019 as 19h e pode ser visitada pelo público de segunda a sexta de 10h às 12h; e 14h às 19h; e sábado de 9h às 13h até o dia 28 de Setembro de 2019 na Galeria de Arte do Museu do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (MABEU).

A curadoria é de Pablo Mufarrej, que ao falar sobre a exposição retrata que:”Vivemos em um mundo globalizado, regido por demandas que ultrapassam os nossos limites territoriais/naturais/físicos e que, a cada segundo, ergue novas dimensões do artificial. Mais do que nunca, cabe ao artifício artístico sinalizar esses territórios do imaginário, pontos de encontro de uma geografia afetiva, criativa, libertária e plural”.

No total são 30 obras em média de 25 artistas. As técnicas são diversas: Instalação, objeto, pintura, vídeo, escultura e performance. Os artistas participantes são: Anna Handick, Ana Cristina Mendes, Annette Rollenmiller, Benoit Flamand, Berit Klasing, Brigitte Schwacke, Cledyr Pinheiro, Galvanda Galvão, Gerlind Pistner, Herbert Rolim, Izer Campos, José Viana, Lisa Haselbek, Lucia Gomes, Mariana Rossy, Marianne Stuve, Michelle Cunha, Nina Matos, Reinhild Gerum, Sarah Wood, Stefani Peter, Thomas Volkmar Held (Tevauha), Werne Souza Oliveira, Wilson Neto, Wondwosen Nega Germa. 

De acordo com Werne Souza Oliveira, artista, organizador e participante da Exposição, a proposta surgiu em 2001. ”Eu comecei a participar destes encontro em 1999 a convite da Ponte de um encontro na França. A partir daí passei a integrar todos os encontros na Europa. Em 2001 propus um encontro aqui em Belém. Depois organizamos outro em 2009 com o tema Água. Em 2014, no final de mais um encontro na França, decidimos pelo tema Terra. Por causa das migrações européias, guerras na Síria, fome  e violência em países da África. Antes de organizarmos aqui este ano, em 2017 houve uma grande exposição em São Paulo e em 2018 outra grande exposição em Nuremberg na Alemanha, sobre o tema Terra. Quando propus o encontro pra Belém, foi também em cima das questões dos povos originários, índios, das invasões de suas terras e dos quilombolas e também a migração do povo venezuelano. Como se trata de várias questões relacionadas à terra, chamamos o Territórios.

O Encontro Territórios é uma parceria de Na Casa do Artista e Ponte Cultura da Alemanha. A Ponte Cultura é uma entidade alemã que realiza workshops de artistas visuais europeus e brasileiros. Todo encontro há uma exposição de abertura e outra de encerramento. A exposição de abertura, os artistas apresentam obras não inéditas, mas que o artista já estejam trabalhando sobre o tema Territórios. Na exposição de encerramento os artistas apresentam obras resultado da vivência durante o encontro. Neste encontro terão rodas de conversas, atelier coletivo, performances artísticas nas ruas e uma viagem para vivenciar uma comunidade quilombola no Marajó. 


Serviço:

Exposição Territórios

Abertura: 18 de setembro de 2019 as 19h

Visitação: De 19/09 a 28/09, segunda a sexta de 10h às 12h; e 14h às 19h; e sábado de 9h às 13h.

Local: Galeria de Arte do Museu do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (MABEU).- (Trav. Padre Eutíquio, 1309 - Batista Campos).

CONTATO:

WERNE SOUZA OLIVEIRA: wernesou@gmail.com - 982099392

PABLO MUFARREJ: wernesou@gmail.com  98188-9117

Grandes chances estão esperando por você em Cwbet . Participe e ganhe todas as partidas.

LEIA MAIS

16.SET

MAKER DAY BRASIL 2019

Alô galera!! Preparados para o segundo Maker Day Brasil?

Será no dia 28 de setembro (sábado), de 9h às 13h, no CCBEU Padre Eutíquio.

Com apoio da Embaixada dos Estados Unidos, diversos Centros Binacionais realizarão simultaneamente o Maker Day Brasil 2019 em mais de 20 cidades brasileiras.
Neste dia iremos reunir makers, entusiastas de tecnologias, educadores, clube e núcleo de astronomia, artesãos, estudantes e empreendedores para agitar o dia. O evento é aberto e gratuito, porém o acesso às oficinas será sujeito à lotação de cada espaço por ordem de chegada.

 

Dia 28 de setembro de 9h às 13h

CCBEU Padre Eutíquio

Informações: 3221-6100 ou 3221-6112


Está à procura de um site confiável para jogar com dinheiro real? No Cassino Brasil 10, você encontrará uma ampla seleção de jogos emocionantes e terá a oportunidade de ganhar dinheiro de verdade. Com uma interface amigável e intuitiva, o Cassino Brasil 10 oferece uma experiência de jogo única, com gráficos de alta qualidade e efeitos sonoros envolventes. Além disso, o site é totalmente seguro e protegido, garantindo a privacidade dos seus dados pessoais e financeiros. Nossa equipe de suporte está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ajudá-lo em qualquer dúvida ou problema que possa surgir. Não perca mais tempo, junte-se à nossa comunidade de jogadores e desfrute da emoção de jogar com dinheiro real no Cassino Brasil 10. Visite nosso site agora mesmo em https://cassinobrasil10.com/dinheiro-real/ e comece a ganhar hoje mesmo!

LEIA MAIS

20.MAI

SALãO DE ARTE PRIMEIROS PASSOS

CCBEU - MABEU

EDITAL DO 28º SALÃO DE ARTE DO CCBEU

“PRIMEIROS PASSOS”


As inscrições para o 28º Salão de Arte CCBEU "Primeiros Passos" serão realizadas na Galeria de Arte do MABEU/CCBEU,  localizada na Trav. Padre Eutíquio, 1309.

O Objetivo do Primeiros Passos é revelar novos artistas e tem como finalidade o estímulo à produção artística emergente.

Inscrição para 1ª fase: 13 a 30 de junho, e 01 a 17 de agosto de 2019

Orientação da 1ª etapa: 20 de agosto a 20 de setembro de 2019, conforme horário agendado pela Gerência Artístico Cultural do CCBEU.

Inscrições 2ª fase: 10 de setembro a 04 de novembro de 2019.

Não aceitaremos inscrições no dia 1º de novembro (Festa de Halloween).

Acesse aqui o edital e a ficha de Inscrição: Clique aqui para download! 


No ato da inscrição, a ficha deve ser entregue juntamente com um dossiê contendo imagens das obras produzidas pelo inscrito. A inscrições deverão ser feitas na Galeria de Artes do CCBEU, de segunda a sexta de 14h às 19h e aos sábados de 9h às 13h. 

Para trabalhos enviados via sedex, para inscrições na 2ª fase, postar até 10 de outubro, no endereço do Museu de Arte Brasil Estados Unidos, travessa Padre Eutíquio 1309, Batista Campos – Belém – Pará, Cep 66023-710


Informações:

Travessa Padre Eutíquio, 1309

Fone: 3221-6116

Email: artes@ccbeu.com.br

Está à procura de um site confiável para jogar com dinheiro real? No Cassino Brasil 10, você encontrará uma ampla seleção de jogos emocionantes e terá a oportunidade de ganhar dinheiro de verdade. Com uma interface amigável e intuitiva, o Cassino Brasil 10 oferece uma experiência de jogo única, com gráficos de alta qualidade e efeitos sonoros envolventes. Além disso, o site é totalmente seguro e protegido, garantindo a privacidade dos seus dados pessoais e financeiros. Nossa equipe de suporte está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ajudá-lo em qualquer dúvida ou problema que possa surgir. Não perca mais tempo, junte-se à nossa comunidade de jogadores e desfrute da emoção de jogar com dinheiro real no Cassino Brasil 10. Visite nosso site agora mesmo em https://cassinobrasil10.com/dinheiro-real/ e comece a ganhar hoje mesmo!

LEIA MAIS

27.FEV

FEIRA EDUCATIONUSA

Organizadas pela Rede EducationUSA, a rede oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos, as feiras EducationUSA tem como missão trazer informação sobre oportunidades de estudo nos EUA para os estudantes interessados.

A Feira EducationUSA ocorrerá no dia 14 de abril de 2019, domingo, das 15h às 18h, no CCBEU Padre Eutíquio, com o intuito de promover o ensino superior nos EUA.


Na Feira EducationUSA os estudantes têm acesso à informações sobre:

• cursos de inglês

• cursos de curta duração

• programas de graduação

• programas de pós-graduação, mestrado e doutorado.


Além de poder conversar com os diretores de admissão das universidades e representantes de diversos programas dos EUA, o estudante ainda pode assistir a palestras gratuitas sobre o processo de admissão para universidades americanas, as provas necessárias para se candidatar e o processo de solicitação do visto de estudante. O eventos é gratuito!


Aguarde a programação completa com a confirmação das universidades que participaram da feira, bem como as palestras que serão ministradas. 


Faça sua inscrição aqui: https://www.eventbrite.com/e/feira-educationusa-belem-2019-registration-55570991331


Mais informações:

Travessa Padre Eutíquio, 1309

Fone 3221-6113

www.ccbeu.com.br

educationusapa@ccbeu.com.br

@ccbeupa

LEIA MAIS

21.DEZ

PROGRAMA ACCESS FOR TEACHERS

O Programa Access for Teachers é voltado para professores de inglês em início de carreira da rede pública e/ou alunos cursando Letras com habilitação em Língua Inglesa. A ideia é oferecer a esse público alvo uma bolsa de estudos para o curso de inglês no CCBEU por um ano (dois semestres).  O programa, além de aulas regulares de inglês, contará com sessões intensivas e atividades extracurriculares envolvendo um pouco de metodologia TESOL, cultura americana e serviço comunitário voltado para o contexto de sala de aula em escola pública. Para participar do Programa, o professor precisa ter, como requisito mínimo, até 5 anos de experiência lecionando em escola pública ou estar devidamente matriculado no curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Inglesa. O processo de recrutamento inclui as seguintes etapas:

 - Preenchimento de formulário de aplicação.

- Entrega de uma carta de recomendação

- Entrevista

- Teste de nivelamento

O candidato precisa fazer o download do formulário e entregar na recepção do CCBEU juntamente com a carta de recomendação. Clique aqui para download do formulário.

IMPORTANTE: o candidato que não entregar a carta de recomeção no momento da entrega do formulário estará automaticamente desclassificado.

Como teste de nivelamento, teremos o Michigan English Test (MET). A partir do resultado dos testes, os alunos serão incluídos em nossas turmas do CCBEU.

Os fomulários podem ser entregues até o dia 25/01/19. Os candidatos serão informados da aprovação para etapas seguintes via e-mail.

Para maiores informações, enviar e-mail para access@ccbeu.com.br

LEIA MAIS

28.NOV

EXPOSIçãO ALMAS DA ILHA

Almas da Ilha

Abrirá no dia 04 de dezembro às 19h, a exposição “Almas da Ilha” na Galeria de Artes do CCBEU-MABEU. Trata-se de uma exposição coletiva de fotógrafos 

Diante da natureza amazônica – nosso território – nossas sensações, refletidas em cada ser, vulnerável ou não, aquilo que chamamos de luz, que é para onde apontamos nossos olhares. 

Cada um com seu gesto, seus sonhos, e nós – transitando por alguns caminhos, lugares que ainda se permite à confiança primeira, àquela que brota no olhar inicial, num “como vai”, num simples "bom dia". E assim tomar emprestada a sua imagem, às vezes como um retrato direto, olhando em seus olhos, percebendo que na sua pele se reflete toda a paisagem, toda história daquele lugar, e residem todos os tons de cheiros, todas as variações de verdes, um aroma de rio, de campo, de beira de estrada... 

Almas da Ilha é uma mostra que traz em si um pouco das características das pessoas marajoaras e do lugar, da natureza da ilha.

Quando nos permitimos fotografar alguém, não aprisionamos a sua alma como dizem por aí, na verdade, nós a libertamos, deixamos livres essas almas, para que outras as percebam, notem-nas e as vejam do mesmo modo que sentimos estes seres humanos, receptivos, dotados de uma beleza nata, ímpar e que nos cativa e nos convence de que são únicos. Essa é a natureza “amazônida”, encarnada nas almas da ilha, em cada ser que ali está e que trazemos conosco, não como um arquivo de imagem, e, sim, como mais histórias de vidas que procuramos sentir em afetos.

Serviço: Exposição “Almas da Ilha”

Dia: 04/12 - Hora: 19h

Local: Galeria de Artes do CCBEU

Visitação de: 05/12/2018 a 05/01/2019

Informações: 3221.6143 ou www.ccbeu.com.br 

artes@ccbeu.com.br

LEIA MAIS

27.SET

EXPOSIçãO: BAíA - PINTURAS DE ARMANDO SOBRAL

Abrirá no dia 27 de setembro às 19h na Galeria de Artes do CCBEU-MABEU a exposição individual do artista paraense Armando Sobral.
A mostra faz parte da programação de aniversário de 63 anos do Centro Cultural Brasil Estados Unidos.
Participe!!!!

LEIA MAIS

25.SET

MAKER DAY BRASIL

Com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos, o Centro Cultural Brasil-Estados Unidos - CCBEU, em parceria com outros Espaços Americanos no Brasil, realizará o primeiro Maker Day Brasil. Preparados para o futuro e antenados às inovações, esses Centros Binacionais, ou Espaços Americanos, se juntam no próximo dia 29 de setembro de 2018 para um evento simultâneo em mais de 15 cidades, onde serão apresentadas iniciativas de makers locais com workshops, palestras e exposição de trabalhos e projetos em um dia inteiro voltado para eles.

Começando às 9h na unidade do CCBEU na Trav. Padre Eutíquio, a diversificada programação conta com experiências, oficinas e talks.  Serão oferecidas oficinas de artes, jogos de tabuleiro, cooking, robótica, circuito de led, realidade virtual, impressão 3D, entre outras. Também serão feitas algumas apresentações de atividades com uso de tecnologias e um divertido combate de sumô de robôs.

Além disso, o evento também contará com um dinâmico bate-papo para educadores com Rosilene Oliveira e Rafaela Campos, do CCBEU. Os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre o movimento maker na educação e como lidar com as novas ferramentas de aprendizagem.

Neste dia contaremos também com a participação dos parceiros Fab Lab Belém, Happy Code, Laboratório de Prototipagem da UFPA e Égua do Board Game.

Simultaneamente, cada cidade participante apresentará sua programação local com atrações e dinâmicas diferentes voltadas para a fomentação do movimento maker. Para ninguém ficar de fora, e garantindo uma integração dos Espaços Americanos participantes, o CCBEU transmitirá parte da programação de outras cidades em um telão instalado na sua Library Makerspace.

Todas as oficinas serão gratuitas, abertas ao público, mas sujeitas à lotação por ordem de chegada.

Dia: 29 de setembro de 2018

Horário: 9h às 13h

Local: CCBEU – Unidade Padre Eutíquio

Makerspaces participantes:

· CCBEU (Belém/PA)

· Casa Thomas Jefferson (Brasília/DF)

· IBEU (Fortaleza/CE)

· ALUMNI (São Paulo/SP)

· CCBEU (Tupã/SP)

· ICBEU (São José dos Campos/SP)

· CCBEU (Franca/SP)

· ACBEU (Ribeirão Preto/SP)

· ACBEU (Salvador/BA)

· ICBEU (Manaus/AM)

· Inter Americano (Curitiba/PR)

· Cultural (Londrina/PR)

· ICBNA (Porto Alegre/RS)

· IBEU (Rio de Janeiro/RJ)

· ICBEU (Patrocinio/MG)

Informações: Travessa Padre Eutíquio,1309

Fone:3221-6100 

LEIA MAIS

13.SET

CINE CCBEU

Cine CCBEU apresenta:

"Bonequinha de Luxo" de Blake Edwards 

Sinopse:  Holly Golightly (Audrey Hepburn) é uma garota de programa nova-iorquina que está decidida a casar-se com um milionário. Perdida entre a inocência, ambição e futilidade, ela toma seus cafés da manhã em frente à famosa joalheria Tiffany`s, na intenção de fugir dos problemas. Seus planos mudam quando conhece Paul Varjak (George Peppard), um jovem escritor bancado pela amante que se torna seu vizinho, com quem se envolve. Apesar do interesse em Paul, Holly reluta em se entregar a um amor que contraria seus objetivos de tornar-se rica.

País: Estados Unidos

Ano: 1961

Duração: 115 minutos  

14 Anos

Serviço:

13 de Setembro (quinta-feira), às 18h30

LEIA MAIS

28.MAI

MEMóRIAS LíQUIDAS

No ano em que se comemora 200 anos da presença dos museus no Brasil, a partir da criação por Dom João VI , em 1818, do Museu Real, hoje Museu Histórico Nacional da UFRJ, comemoramos em Belém 20 anos do MABEU- Museu de Arte Brasil Estados Unidos, criado em 04 de maio de 1998

O MABEU é uma das 3.800 instituições museológica do país, cadastradas pelo IBRAM e é um órgão suplementar do CCBEU, Centro Cultural Brasil Estados Unidos.

“Chegamos no vigésimo ano do MABEU, e cumprimos seu papel na construção de uma sociedade que democraticamente tem acesso à arte e cultura.” destaca Simei Bacelar, Gerente Artístico e Cultural do CCBEU. Toda nossa programação de exposições, que muitas vezes traz bate papos com artistas, oficinas de arte, visitas guiadas para escolas e pequenos grupos, são totalmente gratuitas.

E a data será comemorada no dia 05 de junho de 2018, com a exposição denominada “Memórias Liquidas”, das fotógrafas Brenda Brito, Iza Girard, Mara Hermes e Nádia Borborema  e curadoria de Alexandre Sequeira .

Os registros fotográficos abordam o impacto das atividades do Distrito Industrial de Barcarena na população local. Com curadoria de Alexandre Sequeira, as fotógrafas Brenda Brito, Iza Girard, Mara Hermes e Nádia Borborema retratam em 42 fotografias a rotina e as memórias de moradores da comunidade de Vila Nova, uma das primeiras a serem realocadas com a criação do Distrito Industrial no município na década de 1980.

Ao longo de quase quatro décadas, o desenvolvimento da atividade industrial em Barcarena gerou empregos e movimentou a economia local e regional. Porém, alterou a história e trajetória de várias famílias que tiveram que ser realocadas de seus lares originários para cederem espaço às indústrias. Para essas famílias, restaram memórias de um período de mais riqueza de vida e de afeto. Ao mesmo tempo, essas famílias e os outros habitantes do município sofrem no presente com sucessivos desastres ambientais ligados à poluição dos recursos hídricos, muitas vezes silenciosos e imperceptíveis a olho nu, mas que alteram a relação de todos com o uso da água. “Queremos mostrar quem são as pessoas que sofrem impactos desde o início do distrito industrial em Barcarena e que até hoje são reféns de sucessivos problemas ambientais por conta da atividade industrial”, afirma Brenda Brito. “Nossa exposição resgata as memórias dessa comunidade que foi a primeira a ser realocada com a criação do distrito industrial e que precisou se adaptar a uma realidade diferente da liberdade e fartura da natureza que possuía antes”, afirma Mara Hermes.

A exposição aborda a relação dessa população com a água contaminada e com a rotina urbana em Barcarena, cidade que é considerada em algumas avaliações com a pior situação de saneamento básico entre 231 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. “A comunidade Vila Nova foi criada na década de 1980, mas até hoje não tem um saneamento básico adequado. Nossa exposição mostra um pouco de como a comunidade se adapta à essa situação e à realidade da água contaminada”, indica Iza Girard.

A prometida riqueza do Distrito Industrial contrasta com a situação de abandono de direitos ligados à saúde e moradia dessa parte da população. No entanto, a riqueza cultural e afetiva da comunidade de Vila Nova persiste e é capturada nas imagens de seus habitantes e seu modo de vida. “As pessoas da comunidade de Vila Nova se adaptaram a uma rotina de dificuldades, mas cultivam sorrisos e esperança de que sua realidade possa melhorar”, afirma Nádia Borborema.

Fotógrafas Brenda Brito, natural de Belém, recebeu menção honrosa pela série Bastidores no 26º Salão de Arte Primeiros Passos do Centro Cultural Brasil Estado Unidos, duas menções de fotografia altamente recomendadas no concurso internacional La Grande Awards 2016 (categoria still life) e premiações em dois concursos mensais do Foto Cine Clube Grão Pará em 2017.  Já participou de exposições coletivas em Belém e em Palo Alto, Califórnia (EUA).

Iza Girard, paraense, graduada em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia. Participou de várias amostras e exposições coletivas no SESC, FotoAtiva, Curro Velho, Casa das Artes e TJE/PA. Em 2015 foi premiada com o 2º lugar no Salão Primeiros Passos, do CCBEU e, por duas vezes o primeiro prêmio no Foto Cine Clube Grão.  Possui obras no acervo do MABEU/PA e Museu do Círio/PA. Hoje se debruça a produção e execução de projetos fotográficos experimentais e digitais e atua como membro da diretoria do Foto Cine Clube Grão Pará.

Mara Hermes, paraense, graduada em Psicologia. Duas exposições fotográficas individual "Mundo Invisível" no Centro Cultural Sesc Boulevard Belém em 2016 e “Identidade Colorida” na Galeria Virtual da Griffo Comunicações. Participou em 2017 da mostra coletiva no 14º Salão Nacional de Fotografia Pércio Galembeck em São Paulo com a obra “Mulheres Lavadeiras do Marajó”. Recebeu Mensão Honrosa na Exposição Fotográfica da Expedição Imerys 2017.

Nádia Borborema, natural de Niterói-RJ, residente em Belém há 40 anos, graduada em arquitetura pela UFPA. Iniciou suas produções fotográficas desde 2013, tendo frequentado vários cursos pelo SESC, FhotoAtiva, Curro Velho e outros com mestres da capital e outros estados. Hoje é membro efetivo do Foto Clube Grão Pará.

 

Exposição

 

Abertura da exposição fotográfica “Memórias Líquidas”

Data: 05 de junho de 2018

Hora: 19:00

Visitação: 06 a 28 de junho de 2018, Segunda a Sexta de 14h às 19h; Sábado: 9h às 12h

Local: Galeria de Arte do CCBEU-MABEU- Trav. Padre Eutíquio, 1309, Fone: (91)3221-6116

Informações: (91) 3221-6116 (Museu de Artes Brasil Estados-Unidos)

Contato com a impressa: (91) 991002966 (Brenda Brito), (91) 981909988 (Mara Hermes), (91) 98121-2157 (Iza Girard), (91) 99156-6464 (Nádia Borborema)

Entrada Franca

LEIA MAIS